terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curiosidades

  • Exibida entre 4 de janeiro e 31 de março de 2000 em 50 capítulos.
  • Com esta adaptação para TV do romance de Dinah Silveira de Queiroz, Maria Adelaide Amaral, criou um grande sucesso de público e crítica. A estréia rendeu 44 pontos, índice que não se via, desde a minissérie Memorial de Maria Moura, exibida em 1994. A estréia da minissérie veio a calhar no ano de comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Obteve média geral de 30 pontos.
  • A Muralha foi reapresentada, pela primeira vez, em 2004, somente para o Distrito Federal, em um compacto de 39 capítulos. E pela segunda vez, no programa Faixa Comentada, pelo Canal Futura, entre 21 de janeiro e 31 de março de 2008, em 51 capítulos, com apresentação da atriz Camila Morgado. E foi a primeira minissérie a ser lançada em DVD, em 2002.
  • Mauro Mendonça e Tarcísio Meira trocaram de personagens poucos dias antes de iniciar as filmagens. Tarcísio faria o bandeirantes Dom Brás, mas optou na última hora em interpretar o malévolo Dom Jerônimo Taveira e solicitou a troca. Os diretores acataram sua idéia, o que resultou na melhor performance artística do ator em toda a sua carreira, segundo os críticos.
  • O núcleo indígena de Lagoa Serena, composto pelos atores André Gonçalves, Patrick de Oliveira, Maria Maya e João Pedro Roriz, realizou diversos laboratórios na floresta da Tijuca, semanas antes do início das gravações. Durante o laboratório, os atores caçavam, caminhavam na floresta e construíam tabas. A intenção era "embrutecer" os atores para viverem os seus personagens, segundo Carlos Araújo, no DVD da minissérie, recém-lançado pela Globo Filmes.
  • A trama de Dinah Silveira de Queiroz já havia sido adaptada para telenovela por Ivani Ribeiro para a TV Excelsior em 1969, com direção de Sérgio Britto. Os atores Mauro Mendonça e Stênio Garcia, respectivamente Dom Brás e Caraíba, na segunda montagem, foram os únicos atores a participarem das duas montagens televisivas, tendo interpretado Dom Brás e Aimbé, respectivamente.
  • O CD da trilha sonora existiu e foi distribuído internamente, não sendo lançado comercialmente.
  • Por conta do apelo sensual de sua personagem Isabel, Alessandra Negrini estampou a capa da revista Playboy, de abril de 2000.
  • Terceira vez que Alessandra Negrini (Isabel), Leonardo Brício (Tiago) e Mauro Mendonça (Dom Braz) trabalham juntos, as outras duas foram nas novelas Meu Bem Querer e Anjo Mau. Nessas duas novelas, Alessandra e Mauro interpretaram pai e filha.
  • Durante a exibição da minissérie, o capítulo de número 25, que iria ao ar em 15 de fevereiro de 2000, uma terça-feira, não foi ao ar, devido à exibição de um especial sobre os 500 anos do Descobrimento do Brasil. Também, o capítulo de número 35, que iria ao ar, em 3 de março de 2000, uma sexta-feira de Carnaval, não foi ao ar, devido a transmissão do Primeiro Dia do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo. Com isso, a minissérie que teria 53 capítulos, fechou com 51.

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por E.A.S.JR.